top of page

 

 



 

 

Na Psicossomática ( psico=alma e soma=corpo)  a doença pode ser entendida como um desequilíbrio  não só de um órgão específico, mas da totalidade do homem. Está especialidade entende que um funcionamento inadequado da psique pode causar prejuízos ao corpo, da mesma forma que , inversamente, um sofrimento corporal pode causar a psique.

O Corpo fala através de suas doenças, de seus órgãos e de suas aflições.

Conforme Jung é rara a doença corporal que não revele complicações psíquicas, mesmo quando não seja psiquicamente causada.

As doenças psicossomáticas podem se manifestar em diversos sistemas que constituem nosso corpo, como por exemplo: gastrointestinal (úlcera, gastrite, retocolite); respiratório ( asma, bronquite); cardiovascular (hipertensão, taquicardia, angina); dermatológico (vitiligo, psoríase, herpes..); endócrino e metábolico (diabetes); nervoso ( enxaqueca, vertigens); das articulações ( artrite, tendinite, reumatismos).

O Psicólogo Especialista em Psicossomática atuará de forma a orientar seu paciente a ter conhecimento e consciência, do quanto  a sua forma de se relacionar na Vida e funcionamentos psíquicos podem ter favorecido vivenciar a atual doença.  

O diagnóstico da Doença Psicossomática não deve ser realizado apenas pela exclusão da possibilidade orgânica, mas por suas próprias características. O estudo da personalidade do paciente é tão importante, quanto todos os exames clínicos e laboratoriais.

 

“Quando a boca cala o corpo fala. Quando a boca fala o corpo sara.”

Adalberto Barreto

 



 

© 2012 by Andréa Corrêa. All rights reserved

  • w-tbird
  • w-facebook
bottom of page